Sustentabilidade

A ITPM possui em seu Plano de Negócios um Programa de Sustentabilidade bem definido, pois entendemos que nossos clientes, fornecedores, funcionários, colaboradores, parceiros de negócios e sociedade onde atuamos estão em sintonia e as ações de nossa empresa e dos profissionais que atuam conosco estão totalmente interligadas e relacionadas de forma que o “bem estar futuro” depende das “nossas atitudes no presente”, logo, estamos em total harmonia com o Ciclo de Vida do Planeta e atuamos para melhorar o futuro de todos.

No texto a seguir temos como objetivo apresentar algumas medidas de sustentabilidade praticadas pela ITPM e porque adotamos práticas sustentáveis em nossos processos de desenvolvimento de software, criando oportunidades de melhoria e desafios para os próximos anos.

Sustentabilidade Apresentada de Forma Matemática – [Laville 2009]

Quando citamos qualquer tema sobre sustentabilidade, não podemos deixar de fora [Laville 2009], onde foi apresentada uma forma racional e matemática do desenvolvimento sustentável. Como indicado na figura ilustrativa desta página, o desenvolvimento sustentável é quase sempre representado sob a forma de um triângulo que evidencia os 3 objetivos perseguidos:

  • Econômico (criação de riqueza para todos através de modos de produção e de consumo duráveis)
  • Ecológico (conservação e gestão de recursos)
  • Social (igualdade e participação de todos os grupos sociais).

A idéia é que os 3 objetivos sejam atingidos simultaneamente, apesar da dificuldade evidenciada pela própria forma triangular: a busca por um objetivo normalmente se faz em detrimento dos outros dois.

ITPM + Praticas de Sustentáveis = Resultados para Todos

A inovação tecnológica é o elemento gerador de mudanças que não se relaciona apenas às questões de ordem técnico-científica, mas apresenta também dimensões de ordem política, econômica e sócio-cultural [Cavalcanti 1994].

Valores, Transparência e Governança

  • A sustentabilidade é explicitada na Visão, Missão e Valores da ITPM.
  • Apresentamos claramente nossas estratégias e resultados aos funcionários, através dos canais de comunicação (mídias digitais) com nossos colaboradores.
  • Publicamos nossas contribuições à sociedade e ao meio ambiente.
  • Temos um plano de ações para incorporar práticas sócio-ambientais no dia a dia da ITPM e uma área que cuide dessas ações para medir nossos resultados.

Pessoas

  • O desempenho dos funcionários e/ou colaboradores é avaliado e existe uma preocupação com o feedback sobre o resultado desta avaliação, em conjunto com o gestor do projeto onde o profissional atua e/ou encontra-se alocado.
  • Existem canais para comunicação entre funcionários e a ITPM para sugestões/reclamações e estas são consideradas pela ITPM na tomada de decisões, sendo eleitas das mais urgentes até as que podemos considerar como melhorias em nosso workflow.
  • Temos um programa de participação nos lucros e resultados, através de programas de bonificação e programas de indicação de profissionais para as vagas que temos em aberto.
  • Combatemos todas as formas de discriminação e existe um programa interno de valorização da diversidade.
  • Nos preocupamos com a inclusão de pessoas de grupos de minorias em nosso quadro de colaboradores, de forma que sejam geradas oportunidades para todos.
  • Temos políticas que apóiam situações de demissões, demonstrando preocupação com a recolocação dos funcionários demitidos.
  • Temos programas de treinamento e de desenvolvimento que aumentam a capacitação profissional dos nossos funcionários.
  • Disponibilizamos benefícios aos nossos funcionários, como assistência médica e alimentação. E permitimos livre escolha aos nossos funcionários, de forma, que eles possam escolher se desejam receber o benefício ou receber o valor do benefício em dinheiro.
  • Cumprimos a legislação referente à saúde e segurança do trabalho. Em nossas instalações e também temos preocupação em garantir o bem estar dos nossos funcionários que atuam alocados em clientes, para isso, verificamos sempre o ambiente em que o colaborador irá atuar de modo que o mesmo seja considerado seguro e adequado.

Meio Ambiente

  • Gerenciamos de forma eficaz o tratamento de seus resíduos, contribuindo para a minimização de seus impactos ambientais.
  • Temos um programa ambiental com metas e ações definidas para redução de consumo de materiais na produção, administração e distribuição de seus produtos e serviços (exemplo: redução de papel, energia, água, material impressora, copos plásticos, etc).

Fornecedores

  • Monitoramos os nossos prestadores de serviços terceirizados quanto ao cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias.
  • Temos um programa de avaliação sócio-ambiental dos fornecedores e o resultado desta avaliação é considerado no processo de seleção e contratação de fornecedores.
  • Existem canais para comunicação entre fornecedores e empresa para sugestões/reclamações e estas são consideradas na melhoria de processos, políticas etc.

Consumidores e Clientes

A ITPM acredita que acrescentar valor social e ambiental nos produtos e serviços cria oportunidades para o seu negócio e para todos que nos apóiam sejam clientes, colaboradores, parceiros de negócios, fornecedores, entre outros.

  • Registramos as reclamações dos nossos clientes, dando orientação, procurando as causas dos problemas e utilizamos essas informações para efetuar políticas de melhoria da qualidade dos seus produtos e serviços.
  • Realizamos pesquisas de satisfação junto a seus clientes, visando avaliar e melhorar a qualidade de seu relacionamento com este público.
  • Temos uma política que regulamente e direcione suas práticas de marketing e comunicação comercial.

Comunidade

  • Temos medidas preventivas sobre seus impactos na vida da comunidade ao seu entorno,mantendo relações e canais de comunicação abertos com a sociedade.
  • Desenvolvemos e apoiamos projetos sócio-ambientais com recursos materiais e/ou por meio de outras formas de contribuição (técnica, gerencial, etc.).
  • As nossas ações filantrópicas são realizadas com verbas e planos definidos, conhecidos pelos clientes e diretoria da ITPM.
  • Incentivamos o voluntariado dos nossos colaboradores e envolvimento em ações sociais.

Governo e Sociedade

  • Não temos participação e também nenhum envolvimento da ITPM, em contribuições a campanhas políticas, a ITPM procura ser totalmente ética e não realiza o favorecimento de determinadas entidades políticas.
  • Na relação com autoridades, agentes e fiscais do poder público, a nossa empresa mantém postura reconhecida pelo público interno de proibição de favorecimentos, diretos ou indiretos, de tais agentes.
  • A ITPM sabe da importância de estar 100% envolvida em questões de administração pública e ações que permitem que sejam fiscalizadas as ações governamentais, de forma, a garantir que os valores de impostos e taxas que são pagas por nossa empresa, estejam sendo revertidas para a população.

Referências

  • Cavalcanti, C. (1994). Desenvolvimento e Natureza: Estudo para uma sociedade sustentável. INPSO/FUNDAJ, Instituto de Pesquisas Sociais, Fundação Joaquim Nabuco,Ministério de Educação, Governo Federal.
  • Laville, E. (2009). A Empresa Verde. Editora Ote.

Oportunidades ITPM

Receba gratuitamente vagas de emprego em seu e-mail

[ Fechar ]